NORMAS ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

DIRETRIZES BÁSICAS

NORMAS REGIMENTAIS ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

MISSÃO DA ESCOLA E COLÉGIO CONSTRUINDO

Ser referência de excelência educacional, “CONSTRUINDO” um ser humano pleno, para atuar na vida de forma significativa.

MENSAGEM DA DIREÇÃO

Prezados pais e responsáveis,

Neste início de ano letivo iniciamos também uma parceria muito forte entre famílias e escola, a fim de que todos os recursos apresentados para o desenvolvimento de seus filhos, nossos alunos, sejam tão bem utilizados que tragam os resultados que todos esperamos.

A soma de uma ferramenta pedagógica poderosa, que são o nosso material e a proposta do nosso sistema de ensino, junto à experiência de nossos profissionais, trabalhando por uma educação sólida e de qualidade, só vêm a reafirmar o nosso compromisso com um ensino sério, forte e muito competente.  

Certamente teremos grandes desafios ao longo do caminho, por isso precisamos estar sempre atentos a todos os detalhes, acompanhando tudo muito de perto para tomarmos as decisões certas e eficientes. Pensando juntos, para sermos uma escola que se constrói a cada dia com muitas mãos, faremos da nossa escola uma instituição que ofereça todas as condições para que nossos alunos cresçam em todos os aspectos, obtenham sucesso em cada uma das fases educacionais e, sobretudo, sejam felizes tanto no dia a dia da escola como e em toda a sua vida.

Educação se faz com parceria, por isso, contamos com vocês para, juntos, escrevermos essa nova história.

Equipe Gestora

AQUI SE ENSINA
AQUI SE APRENDE

A Direção

Agueda Rosa Lenci de Souza
Arnaldo de Aguiar Júnior e Fabiana Lenci de Souza Aguiar

SETORES DE ATENDIMENTO

DIRETORES

  • Direção Educacional: setor pedagógico Agueda Rosa Lenci de Souza
  • Direção Administrativa: setor financeiro. Arnaldo de Aguiar Júnior 
  • Direção Administrativa Pedagógica: Fabiana Lenci de Souza Aguiar

Coordenação Pedagógica: É o serviço que orienta, acompanha e avalia o trabalho desenvolvido pelos professores e alunos. Age como elemento de ligação entre a família e a escola, atendendo os pais quando necessário – Wagner.

  • Apoio Técnico Pedagógico: É o serviço que dá suporte ao professor, aluno e família.
  • Psicólogo.
  • Secretaria: É o serviço responsável pela documentação dos alunos e da escola.
  • Tesouraria: É responsável pelo recebimento das mensalidades, cobranças de taxas, uniformes, livros didáticos, dentre outros.
  • Serviços Gerais: É o serviço destinado a promover a organização, higienização e cantina.
  • Apoio de porta e outros espaços – Responsável pela acolhida dos alunos

1 – HORÁRIO DAS AULAS

  • ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO

5º Ano – entrada 07h10min e saída às 11h40min, 1 vez na semana sairão às 12h30, conforme horário.
6º ao 9º ano – entrada às 07h10min e saída conforme o horário.
1º / 2º e 3º.  Anos E.M. – entrada às 07h10min, saída às 12h30min.

Período da tarde conforme horário.

  • TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I – PERÍODO DA TARDE 

1º / 2º/ 3º e 4º ano do Ensino Fundamental I – das 13 horas às 17 h e 30 minutos.

    1. – A não observância do horário implicará, para o Ensino Fundamental e Ensino Médio:
  • Impedimento de assistir a 1ª aula. O aluno aguardará a 2ª aula na biblioteca da escola.
  • Serão tolerados apenas 3 atrasos mensais. No 4º atraso, o aluno será impedido de assistir às aulas e retornará à sua casa.
  • O atraso será anotado em livro próprio e assinado pelo aluno. Essa falta é computada para efeito de frequência Art. 122 do RE

1.2 – DISPENSA FORA DO HORÁRIO

Somente serão autorizados a saírem da Escola os alunos que trouxerem autorização por escrito do responsável ou telefonema para a secretaria. Nenhum aluno será dispensado desacompanhado e sem prévia autorização.

  • No caso de o aluno passar mal em ambiente escolar, a família será comunicada pela secretaria.

1.3 – ABONO DE FREQUÊNCIA – Por afecções congênitas ou adquiridas ou ainda que haja risco a saúde de seus colegas, Decreto Lei de 1044 de 21/10/69. 

SAÚDE:

Para prevenir possível contágio de qualquer natureza, solicitamos que não compareçam à Escola as crianças doentes ou em estado febril. No caso de diagnóstico confirmado, ou mesmo de hipótese de contração de doença infectocontagiosa, comunique-nos prontamente, para agilizarmos a informação às demais famílias.

No caso de acidentes ocorridos na Escola, entraremos em contato imediato com as famílias, para que sejam tomadas as providências necessárias.

2 – UNIFORME

O uso do uniforme com o emblema da Escola é obrigatório.  (Opções: uniforme verão e agasalho de inverno; em caso de frio rigoroso será permitido o uso de blusa adequada).

* Será permitido o uso de calça jeans à partir do 5º ano EF.

* Será permitido o uso de calça legging preta ou moletom preto.

* Não será permitido o uso de bonés e sapato de salto. 

* É aconselhável o uso de tênis para o dia a dia.

* Para as aulas de Educação Física é obrigatório o uso de tênis, calça do uniforme  ou calça esportiva preta.

* Os alunos que levarem o uniforme trocado deverão fazer a devolução, no dia seguinte,   na Secretaria da Escola.

Importante: Todas as peças do uniforme deverão ser identificadas com o nome do aluno. *A escola não se responsabiliza pela perda de uniformes, sem identificação.

2.1 – PROCEDIMENTOS PARA COM OS ALUNOS SEM UNIFORME

Os alunos que vierem sem uniforme serão notificados na entrada e comunicaremos aos pais. Teremos uma tolerância de 3 notificações mensais, na 4ª os pais serão convocados a trazer o uniforme para o aluno.

3. – MATERIAL DO ALUNO OU DA ESCOLA

  • O material do aluno deverá estar de acordo com a lista de material já fornecida pela Escola, devidamente identificado e sempre na bolsa (observando as aulas do dia).
  • Atenção: mochila com + de 10% do peso do aluno é prejudicial à saúde.
  • Não será permitido portar materiais que ponham em riscos a integridade física do próprio aluno ou colega.
  • Não será permitida a utilização de celular, e outros equipamentos que atrapalhem o andamento das aulas. Se o aluno trouxer deverá mantê-los na bolsa desligados.
  • Sendo apreendido qualquer objeto não permitido, o mesmo será devolvido somente para o responsável legal pelo aluno. 
  • Se qualquer dano for causado a materiais da escola, do professor e dos colegas, o responsável arcará com as despesas do prejuízo.
  • Se o dano ocorrer dentro da sala de aula, não aparecendo o autor, a classe responderá pela ocorrência disciplinar e financeira.
  • A escola não se responsabiliza por objetos perdidos.

APOSTILA

Material indispensável de uso diário. Terminado o bimestre, as apostilas deverão ser guardadas em casa para possíveis consultas.

* Caso o aluno não esteja com o material (apostila, caderno) na bolsa, registrará as aulas do dia, no caderno ou em folhas avulsas e arcará com as responsabilidades de manter seus registros em dia.

  1. – COMUNICAÇÃO:

*AGENDA

É um instrumento de comunicação escola/ família: circulares da escola, recados, avisos, compromissos escolares (trabalhos, pesquisas, tarefas).

* WHATSAPP: instrumento adotado para transmitir comunicados da Escola para os pais e alunos, pedimos a colaboração do uso responsável desse canal somente para assuntos escolares, salientamos a importância do diálogo direto entre famílias e escola, portanto assuntos urgentes devem ser resolvidos presencialmente.

O WhatsApp da escola é um instrumento de trabalho, portanto questionamentos enviados após às 18horas serão respondidos no dia seguinte, nos finais de semana esse canal não estará disponível.

*SITE: www.escolaconstruindo.com.br, A escola cada vez mais fará uso desse instrumento de comunicação. Acesse e fique por dentro de tudo o que acontece na escola INCLUSIVE O PLANEJAMENTO DIÁRIO E TAREFAS DO DIA. 

5 – DIREITOS DOS ALUNOS e DEVERES DOS ALUNOS – Artigo144 e145 do RE

6 – PROIBIÇÕES

  • Entrar ou sair da sala de aula sem autorização do professor; 
  • Fumar ou ingerir bebidas alcoólicas ou substâncias tóxicas nas dependências da escola; 
  • Consumir qualquer tipo de bebida ou comida durante as aulas; 
  • Usar o telefone celular durante as aulas; (lei estadual 12730/07)
  • Utilizar palavras e atitudes que perturbem a ordem, atrapalhem o bom convívio ou importem em desacato às leis e autoridades escolares;
  • Permanecer na sala de aula durante o recreio ou atividades no pátio; 
  • Colocar os pés nas cadeiras e carteiras, ou rabiscá-las (danificar).
  • O aluno arcará com o prejuízo se danificar qualquer material no recinto da escola.

7 – COMO NORMA REGIMENTAL, AS TAREFAS, TRABALHOS E PARTICIPAÇÃO VALEM NOTAS, PORTANTO É AGREGADA A COMPOSIÇÃO DA MÉDIA BIMESTRAL. art. 73 ao 80 (Ensino Fundamental) e art. 73 ao 80 (Ensino Médio) do RE.

  • As tarefas e trabalhos devem ser entregues nas datas estipuladas pelos professores. 
  • Quando houver tarefas incompletas, haverá registro dos exercícios não realizados no controle de tarefas. 
  • O professor analisará a tarefa diariamente e atribuirá a nota pelo cumprimento da mesma.
  • Trabalhos entregues fora do prazo não valerão mais nota, embora permaneça a obrigatoriedade da entrega do mesmo.

A nota de participação é composta de: realização de atividades, interesse, participação e postura em sala de aula, pontualidade e comportamento social e ético.

Obs. Os alunos faltosos deverão consultar o site para realização das atividades perdidas, apresentá-las aos professores, procurando tirar suas dúvidas. 

8 – SANÇÕES (REGISTRADAS EM ARQUIVO PRÓPRIO) ART.147 do RE

O não cumprimento às normas estabelecidas implicará em medidas pedagógicas, adotadas conforme a gravidade da ocorrência.

Após três advertências o aluno receberá suspensão de aulas.

Os pais serão comunicados através de advertência escrita e a ocorrência será registrada em livro próprio.

9 – APOIOS PEDAGÓGICOS FORA DO PERÍODO

9.1- PLANTÕES FIXOS: Para tirar dúvidas

Matemática – 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio

Física – 8º e 9º ano do Ensino fundamental e Ensino Médio

Português – 6° ao 8° ano

9.2 – PLANTÕES DAS DEMAIS DISCIPLINAS

Após professores e alunos terem esgotados todos os recursos pertinentes em sala de aula e ainda restarem dúvidas, eventualmente será marcado plantões, através de agendamento pelo professor da disciplina e o mesmo será comunicado em agenda.

Obs.: O aluno atendido em apoio será aquele que teve durante a aula comportamento e atitude participativa e ainda apresentar dúvidas.

9.3 – ENSINO FUNDAMENTAL I

– Do 1º ao 5º Anos – sempre que o professor da classe achar necessário (encaminhar o aluno em horário combinado na agenda).

9.4 – EXECUÇÃO DE TAREFA COM A SUPERVISÃO DA COORDENADORA

Para alunos do 5º ano ao 8° ano.

Horário: das 14h30min às 15h30min nas segundas, terças e quintas. NÃO HÁ NECESSIDADE DE MARCAR HORÁRIO.

– Serão utilizados também, como apoio pedagógico, outros instrumentos criados pelo professor. Exemplo: lista de exercícios, leituras, textos etc…

SECRETARIA: – aberta das 7h e 10min. às 18h.

CANTINA: A cantina tem o propósito de orientar os alunos para uma alimentação saudável. O cardápio será fixado na cantina e passado na agenda

* ATENÇÃO: para facilidade dos pais a secretaria vende antecipadamente blocos de fichas da cantina, conforme a necessidade do aluno.

NÃO HAVERÁ VENDA FIADO

QUADRA: Será permitido, no período da manhã, jogar bola durante o recreio sempre e quando supervisionado pelos líderes auxiliares ou professores.

BIBLIOTECA: É local usado para estudo. Os livros retirados devem ser REGISTRADOS EM LIVRO PRÓPRIO.

Os livros danificados ou perdidos deverão ser repostos pelo aluno.

A biblioteca pode ser utilizada no período oposto, para realização de trabalhos, pesquisas e tarefas.

Horário de funcionamento da biblioteca.

Das 09h00min às 11h00min 

Das 14h00min às 16h00min

10 – ATENDIMENTO AOS PAIS:

Os pais deverão marcar horário com a Direção e Coordenação com a devida antecedência na secretaria da escola.

No caso de urgência, faremos o atendimento no momento em que for necessário.

Os pais que quiserem conversar com algum professor deverão agendar com o coordenador. 

Considerando-se a Ética e a disposição da escola em atender e esclarecer dúvidas aos pais, no que se fizer necessário, solicitamos que as mesmas sejam tratadas no recinto da escola. 

11 – REUNIÕES DE PAIS E PROFESSORES (datas no calendário)

São previstos 4 encontros durante o ano (bimestrais), que acontecerão logo após os períodos de avaliações.

12 – SAÍDAS PROMOVIDAS PELA ESCOLA 

Para realizarmos atividades de complementação pedagógica, durante o ano poderá haver algumas saídas com as classes. Esses eventos variam, desde saídas rápidas durante o período de aula, até atividades fora do período e excursões.

Os pais receberão orientação através de comunicados.

* A participação das atividades extraclasses é decisão do responsável pelo aluno.

* Quando se tratar de saídas pedagógicas os alunos que não participarem serão dispensados da aula.

13 – COMEMORAÇÕES 

A escola não permite comemoração de aniversários no horário de aula.

Os eventos não agendados no calendário deverão ser comunicados com antecedência para aprovação da diretoria.

Entrega de presentes ou similares aos alunos será realizada somente após as aulas.

14 – PAGAMENTOS DE MENSALIDADES

Os pagamentos serão feitos na Secretaria ou como combinado na matrícula em banco. Os boletos serão enviados através dos alunos, na agenda ou por email.

O aluno só receberá material apostilado se os mesmos estiverem devidamente quitados na secretaria.

OBS: Todas as situações contrárias a essas normas de funcionamento da Escola serão tratadas particularmente, entre Escola/Família.

15 – VERIFICAÇÃO DO RENDIMENTO:

A verificação do rendimento escolar compreenderá a apuração da assiduidade e a avaliação do aproveitamento global do aluno baseado em provas dissertativas, testes, tarefas, trabalhos etc. O aluno deverá ser avaliado de forma global e individual em cada disciplina.

– Ensino Fundamental I (de 1º. ao 5º Anos):

No 1º Ano do Ensino Fundamental: Será feita mediante o acompanhamento do desenvolvimento do aluno e o respectivo registro em relatórios bimestrais.

No 2º, 3º, 4º e 5° anos, serão provas bimestrais marcadas pela secretaria.

A prova valerá 9 pontos e 1 ponto será resultado da nota de participação (comportamento, trabalhos, tarefas etc.).  

*2º Ano EF I: Haverá uma avaliação diagnóstica no 2º semestre, a nota irá compor a média final  do bimestre.

*3º ao 5º Ano: Haverá um simulado por bimestre, a nota irá compor a média final  do bimestre.

– Ensino Fundamental II (6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental II) – Haverá 2 provas semanais de matérias diferentes contendo cada uma delas 5 questões dissertativas e 5 questões de múltipla escolha e um simulado por bimestre.

Poderá haver prova “surpresa” (avaliação sem agendamento prévio).

– Ensino Médio (1º e 2ª série) – provas semanais de matérias diferentes contendo cada uma delas 5 questões dissertativas e 5 questões de múltipla escolha e 1 simulado por bimestre.

Poderá haver prova “surpresa” (avaliação sem agendamento prévio).

AVALIAÇÃO:

RESULTADO DAS AVALIAÇÕES

O resultado das avaliações será expresso através de nota de 0 a 10. 

O aproveitamento anual mínimo exigido pelo estabelecimento por disciplina ou conteúdo específico será:

      1. Para aprovação por média 26 (vinte e seis pontos) ou 6,5 por bimestre (seis inteiros e cinco décimos): Assim constituída.

MF= M1+M2+M3+M4 = 6,5
                      4

Fórmula: Como calcular a Média da Prova:

 MP = P1 + P2
               2

SIMULADOS (ANGLO) – Testes de múltipla escolha.

O Simulado avaliará o aluno de forma global. Será obrigatório e o resultado fará parte na composição da nota. 

Ensino Médio – 1 por bimestre.

Ensino Fundamental II – 1 por bimestre.

Ensino Fundamental I (3º ao 5º ano) – 1 por bimestre – (2°ano-1 anual) Avaliação Diagnóstica.

Composição da nota do Bimestre com simulado em cada disciplina (6º ao 9º ano do Ensino Fundamental

Como calcular a Média do Bimestre com simulado

MB = (MP × 8 + NT a Tr P × 2) + NS =
                          10

Sendo NS: 50% a 69% de acertos = 0,5

                   70% a 100% de acertos = 1,0

Composição da nota do Bimestre com simulado em cada disciplina (1º ao 2º ano do Ensino Médio

Como calcular a Média do Bimestre com simulado

MB = MP × 6 + NS × 2 + NT a Tr P × 2 =
                                  10

MP – Média das provas 

NT a Tr P – nota tarefa, nota trabalho e participação.

NS – Nota do simulado

Avaliação do Ensino Médio – 3º Ano (Terceirão)

Para o Terceirão, será realizada bimestralmente 1 prova dissertativa com (10) dez questões por disciplina, avaliada de zero (0) a (10) dez, (calendário anexo).

O professor de cada disciplina pode aplicar mais avaliações dependendo de análise da necessidade da matéria. Poderá haver prova surpresa.

MB = MP × 6 + NS × 2 + NP × 2 =
                                  10

NP – nota de participação

COMPOSIÇÃO DA MÉDIA BIMESTRAL: (MB)

Para o 3º Ano do EM existe duas possibilidades de cálculo:

1º – Quando houver apenas uma avaliação (prova)

 MB = NP × 6 + NS × 2 + NP × 2 =
                                 10

NP – nota e prova

NP – nota de participação

2º – Quando existem 2 avaliações (prova) na disciplina:

MP = NP1 + NP2  
                  2

MP = Média de prova

NP1 – Nota da prova 1

NP2 – Nota da prova 2

Média Bimestral (MB) terá o seguinte cálculo:

MB = MP × 6 + NS × 2 + NP × 2 =
                            10

16 – AVALIAÇÃO SUBSTITUTIVA (Válido para o Ensino Fundamental e Médio)

São as provas realizadas fora das datas estipuladas no calendário anual e serão adotadas as seguintes medidas:

  • As tarefas e trabalhos devem ser entregues nas datas estipuladas pelos professores. 
  • Requerimento de justificativa será entregue pela coordenadora para o aluno. Deverá ser preenchido pelo responsável e entregue na secretaria da escola juntamente com a taxa de R$ 20,00 para cada prova substitutiva; (O aluno não fará a prova sem a apresentação desse documento). 
  • Fica isento do pagamento da taxa o aluno que faltar por motivo de luto, lei 7.102, de 15/01/79 ou doença, casamento, convocação para atividades cívicas ou jurídicas. (Comprovadas por documento próprio). 
  • Essas provas serão realizadas em datas e horários marcadas pela coordenação. 
  • Caso não ocorra justificativa no prazo legal, será assumida a nota zero na prova não realizada.

Observação: Essa mesma regra vale para os simulados e provas marcadas pelos professores.

RECUPERAÇÃO BIMESTRAL

A Recuperação será bimestral: sempre que o aluno não atingir 6,5 (seis inteiros e 50 centésimos) em qualquer bimestre, fará um período de recuperação paralela e intensiva. O aluno será submetido a uma nova avaliação no final de cada bimestre, em qualquer disciplina.

A prova de recuperação valerá de zero a dez (0 a 10). A nota será substituída até um máximo de 6,50 (seis inteiros e 50 centésimos), assim computada.

MRB = MB+NR =máximo 6,50
                  2

A nota do aluno nessa prova, desde que maior que a média bimestral que ele havia conseguido, será substituída até um máximo de 6,50. Se a média obtida pelo aluno na prova de recuperação for menor que a média bimestral original do aluno, permanecerá a maior.

Caberá ao Conselho de Classe decidir quanto à aprovação dos alunos que apresentarem situações limítrofes, após a recuperação bimestral.    

PROGRESSÃO PARCIAL

No Ensino Médio o aluno poderá ficar de dependência em até duas disciplinas. O aluno com aprovação parcial no 1ª Ano deverá matricular-se no 2º Ano e nas disciplinas em dependência, devendo as mesmas ser cursadas até o final do 2º Ano. O aluno com aprovação parcial no 2º Ano deverá matricular-se no 3º Ano e nas disciplinas em dependência, devendo as mesmas ser cursadas até o final do 3º Ano. Enquanto o aluno estiver com alguma dependência pendente não poderá receber o certificado de conclusão do Ensino Médio. (Art. 102 do Regimento Escolar).

RECUPERAÇÃO FINAL: RETENÇÃO

Estará sujeito à recuperação final o aluno que não alcançar a somatória de 26 pontos, ou a média anual de 6,50 (seis inteiros e cinco décimos) por disciplina, em até 3 disciplinas.

Para aprovação, após a recuperação final o aluno deverá obter um valor igual ou superior a 5,0 (cinco) pontos, calculado mediante a aplicação da fórmula:

        MRA = Média Anual x 6 + Nota da Recuperação Final x 4 = 5,0
                                                             10

Caberá ao Conselho de Classe decidir quanto à aprovação dos alunos que apresentarem situações limítrofes, após a recuperação anual.

Será reprovado o aluno que não atingir a Média Final igual a 5,0 (cinco) pontos em qualquer disciplina.

DA PROMOÇÃO:

Após a apuração da frequência anual e dos resultados finais de aproveitamento serão definidas as situações de aprovação ou reprovação dos alunos.

CALENDÁRIO DAS PROVAS – ANO 2018 – ENSINO FUNDAMENTAL I /II e ENSINO MÉDIO

Será entregue ao aluno no 1º dia de aula.

PROVAS DE ESPANHOL, REDAÇÃO, FILOSOFIA, SOCIOLOGIA E LIVRO,

Acontecerão durante as aulas. Serão agendadas pelo professor.

Obs.: Qualquer mudança no calendário de avaliações, os alunos serão comunicados.