NORMAS EDUCAÇÃO INFANTIL

DIRETRIZES BÁSICAS

NORMAS REGIMENTAIS EDUCAÇÃO INFANTIL 2018

BEM-VINDOS À NOSSA ESCOLA!

Prezados pais e responsáveis,

Neste início de ano letivo iniciamos também uma parceria muito forte entre famílias e escola, a fim de que todos os recursos apresentados para o desenvolvimento de seus filhos, nossos alunos, sejam tão bem utilizados que tragam os resultados que todos esperamos.

A soma de uma ferramenta pedagógica poderosa, que são o nosso material e a proposta do nosso sistema de ensino, junto à experiência de nossos profissionais, trabalhando por uma educação sólida e de qualidade, só vem a reafirmar o nosso compromisso com um ensino sério, forte e muito competente.

Certamente teremos grandes desafios ao longo do caminho, por isso precisamos estar sempre atentos a todos os detalhes, acompanhando tudo muito de perto para tomarmos as decisões certas e eficientes. Pensando juntos, para sermos uma escola que se constrói a cada dia com muitas mãos, faremos da nossa escola uma instituição que ofereça todas as condições para que nossos alunos cresçam em todos os aspectos, obtenham sucesso em cada uma das fases educacionais e, sobretudo, sejam felizes tanto no dia a dia da escola como  em toda a sua vida.

Educação se faz com parceria, por isso, contamos com vocês para juntos, escrevermos essa nova história.

Equipe Gestora

Agueda Rosa Lenci de Souza

Arnaldo de Aguiar Junior

Fabiana Lenci de Souza Aguiar

MISSÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Participar do desenvolvimento das capacidades de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, afetivas, emocionais, culturais, sociais e éticas, na perspectiva de contribuir para a formação da pessoa, tanto no aspecto individual e social, quanto ao conhecimento de mundo, a fim de formar pessoas felizes e saudáveis, é o nosso maior objetivo.

Acreditamos que o brincar e o jogar sejam formas básicas do desenvolvimento na infância. Através da brincadeira, a criança se apropria da realidade, criando um espaço de aprendizagem, no qual expressa de modo simbólico suas fantasias, desejos, medos, sentimentos e agressividade. E neste sentido as crianças são muito exigentes.

Assim profissionais com sensibilidade aguçada são capazes de intervir nesse processo de desenvolvimento infantil. Nossa missão vai além das palavras e dos gestos, transcendendo o olhar metodológico, para atingir os olhos do coração. O amor é fundamental para se conquistar a confiança de uma criança. A partir do momento em que ela se sente amada, consequentemente, se vê protegida.

Interagindo bem com o meio e com as pessoas, a criança vai construindo suas vivências e aprendendo. Diante disso, nossa responsabilidade é muito grande. O papel da Família é fundamental nesse processo.

1 – EQUIPE DA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Diretora Pedagógica – Agueda Rosa Lenci de Souza
  • Diretor Administrativo – Arnaldo de Aguiar Júnior e Fabiana Lenci de Souza Aguiar
  • Coordenação Pedagógica – Patrícia Lourenço Lenci Cassaro (Ed. Infantil)
  • Apoio técnico: Psicóloga
  • Professores Especialistas: Inglês, Música e Educação Física.
  • Monitoras: de sala e de pátio

Turmas da Educação Infantil

  1. Infantil 1
  2. Infantil 2
  3. Infantil 3
  4. Infantil 4
  • Secretaria: É o serviço responsável pela documentação dos alunos e da escola.
  • Tesouraria: É responsável pelo recebimento das mensalidades, cobranças de taxas, uniformes, livros paradidáticos etc.
  • Serviços Gerais: É o serviço destinado a promover a organização, higienização, cantina e segurança da escola.

2 – NORMAS DE FUNCIONAMENTO

Horário – Período da Tarde

Educação Infantil – das 13 horas às 17 horas

Lembramos a importância da observação rigorosa desses horários para o melhor aproveitamento das atividades previstas. Os atrasos devem ser entendidos como situações excepcionais e justificados na secretaria.

  • A entrada e saída de todas as crianças do período da tarde se darão sempre, pela porta da frente.
  • Na entrada, os pais deverão deixar os alunos na porta com a monitora.
  • Na saída os pais deverão esperar na portaria. Os alunos serão chamados pelo microfone e entregues aos responsáveis.
  • Não será permitida a saída de nenhum aluno, sem a companhia do responsável legal, indicado na matrícula.
  • Ressaltamos que o horário para a saída das crianças da educação infantil não deve ultrapassar às 17 horas e 10 min (permanência dos professores na escola).
  • No caso de saídas irregulares ou mudança de acompanhante, pedimos que nos avisem com antecedência, mediante uma autorização por escrito, sendo esta encaminhada na agenda, ou através de aviso na secretaria da escola, por telefone.

Adaptação: O tempo de adaptação e as orientações aos pais sobre os procedimentos adotados pela equipe técnica obedecerão às individualidades de cada aluno.

3 – UNIFORME

O uso do uniforme com o emblema da Escola é obrigatório.  Opções: uniforme de verão e agasalho de inverno, em caso de frio rigoroso será permitido o uso de blusa adequada.

  • Não será permitido o uso de chinelos e sapatos de saltinhos.
  • É aconselhável o uso de sandália ou tênis para o dia a dia.
  • Os alunos que levarem o uniforme trocado, deverão fazer a devolução, no dia seguinte na secretaria.
  • Para as aulas de Educação Física é obrigatório o uso de tênis.

Observação: Todas as peças do uniforme deverão ser identificadas com o nome do aluno. Não nos responsabilizamos pela devolução de uniformes sem identificação.

4 – LANCHE

 Observando o lanche trazido pelas crianças, temos notado uma crescente substituição de alimentos naturais ou de produção caseira (frutas, legumes, ovos, pães, bolos, sucos naturais ou leite) – por alimentos industrializados, fortemente valorizados por elas, e nem sempre adequados a essa fase do crescimento. Embora saibamos das dificuldades em desenvolver o trabalho, da criação de bons hábitos alimentares nas crianças, temos um importante papel a cumprir: valorizar, nos momentos de lanche coletivo e em outras atividades uma alimentação natural e mais saudável.

Para que esse trabalho seja bem-sucedido, precisamos contar com a colaboração de vocês ao:

  • Selecionar com cuidado os alimentos que compõem o lanche diário;
  • Enviar, em determinados momentos, alimentos que solicitaremos por escrito (serão utilizados no desenvolvimento dos trabalhos pedagógicos), e aula de culinária;
  • Não mandar para a escola, balas, pirulitos, chicletes, bombom, chocolates em barra, refrigerantes e salgadinhos (chips) por serem incompatíveis com o objetivo a que nos propomos.

5 – CANTINA

* A cantina é uma opção que a Escola oferece para o lanche, não sendo obrigatória a compra do mesmo.  

 O lanche oferecido na cantina é variado, o cardápio será enviado na agenda

 Observação: a cantina não venderá lanches para as turmas de mini maternal e maternal, nessas turmas aconselhamos que sigam a proposta de cardápio sugerida pela escola dentro das preferências e hábitos dos alunos.                        

.ATENÇÃO: para facilitar aos pais a secretaria vende antecipadamente blocos de fichas de cantina, conforme a necessidade do aluno.

* NÃO HAVERÁ FIADO NA CANTINA

6 – LISTA DE CLASSE

Para facilitar a comunicação entre as famílias dos alunos de cada turma, a Secretaria poderá providenciar a relação completa da classe (se solicitado pelos pais).

7 – ANIVERSÁRIO

A escola não permite comemoração de aniversários no horário de aula (não haverá dispensa em horário de aula):

  • Se houver comemoração após o período de aula, é de inteira responsabilidade dos pais do aniversariante;
  • O aluno convidado receberá o convite colado na agenda e o pai deverá autorizar sua participação, deixando um recado na mesma;
  • Os professores, se convidados para a festa, não serão responsáveis pelos alunos.

8 – BRINQUEDO

Será permitido apenas na 2ª feira. Não é permitido trazer armas.

Quando a escola programar atividades lúdicas que necessitem de brinquedos, a comunicação será feita pela agenda.

9 – AGENDA

Toda e qualquer comunicação – Escola/Família ou Família/Escola – será feita através desse instrumento.

Para que a comunicação seja satisfatória, solicitamos aos pais que observem diariamente essa agenda, tomando ciência dos comunicados.

O site e Facebook da escola são locais de comunicação. Visite-os com frequência e fique por dentro de tudo que acontece na escola.

Site: www.escolaconstruindo.com.br

10 – SAÍDAS PROMOVIDAS PELA ESCOLA:

Para realizarmos atividades de complementação pedagógicas, durante o ano poderão haver algumas saídas com as classes da Ed. Infantil. Esses eventos variam, desde passeios rápidos, durante o período de aula até atividades de um dia inteiro.

No caso de saídas para passeio no quarteirão, visitas e caminhadas pela redondeza no período de aula, não serão solicitadas autorizações por escrito. Para outros passeios e excursões mais distantes encaminharemos uma circular contendo pormenores sobre o evento, bem como pedido de autorização e as instruções cabíveis.

Caso o responsável pelo aluno não permitir sua saída da escola, deverá comunicar a professora e secretaria.

11 – CONTATOS COM OS PAIS

A reunião de pais é bimestral e agrupa pais, professores, coordenador e especialistas. Nela, são transmitidas todas as informações relativas ao trabalho realizado pela Escola.

As questões individuais, quando necessário, são abordadas com a coordenação pedagógica e professora da turma, podendo ser solicitadas a qualquer tempo, através da Secretaria.

12 – ATENDIMENTOS AOS PAIS

No caso de urgência, faremos o atendimento no momento em que for necessário.

Os pais que quiserem conversar com algum professor deverão agendar com o Coordenador.

Considerando-se a Ética e a disposição da escola em atender e esclarecer aos pais no que se fizer necessário solicitamos que todas as dúvidas sejam tratadas no recinto da escola.

13 – SAÚDE

Para prevenir possíveis ocorrências de contágio de qualquer natureza, solicitamos que não compareçam à Escola as crianças doentes ou em estado febril. No caso de diagnóstico confirmado, ou mesmo de hipótese da contração de doença infectocontagiosa comunique-nos prontamente, para agilizarmos a informação às demais famílias.

No caso de acidentes ocorridos na Escola, entraremos em contato imediato com as famílias para que sejam tomadas as providências necessárias.

OBSERVAÇÃO: Quando a criança estiver tomando algum medicamento, esse será o procedimento:

  • Anotar na agenda horário e dosagem
  • Colocar o medicamento na mochila do aluno

14 – PAGAMENTOS DE MENSALIDADES

Na Secretaria ou como combinado na matrícula. Os boletos serão enviados através dos alunos, na agenda ou por e-mail.